Pular para o conteúdo

Stalking

O stalking, também conhecido como perseguição obsessiva, é um comportamento repetitivo e indesejado de vigilância, assédio ou perseguição que causa medo ou angústia na vítima. Esse comportamento pode incluir seguir a vítima, enviar mensagens ameaçadoras, fazer ligações constantes, aparecer inesperadamente em locais frequentados pela vítima, entre outras ações, e hoje muito comum cometido de forma ilícita através de redes sociais.

O stalking pode ocorrer em diversos contextos, incluindo relações pessoais, profissionais e até mesmo entre desconhecidos. As vítimas podem ser tanto homens quanto mulheres, e o comportamento pode ser perpetrado por ex-parceiros, colegas de trabalho, conhecidos ou até mesmo estranhos.

No Brasil, o stalking é considerado crime desde a aprovação da Lei nº 14.132/2021, que alterou o Código Penal para incluir o artigo 147-A. As punições para o crime de stalking podem variar de seis meses a dois anos de reclusão, além de multa. A pena pode ser aumentada se o crime for cometido contra criança, adolescente, idoso ou mulher, ou se houver uso de arma.

O stalking é um comportamento que pode ter sérias consequências emocionais e psicológicas para a vítima, incluindo ansiedade, depressão e medo constante. É importante que as vítimas de stalking busquem ajuda e denunciem o comportamento às autoridades competentes. Além disso, medidas protetivas podem ser solicitadas para garantir a segurança da vítima e inibir o comportamento do agressor.

Você encontrará informações e orientações úteis para sua vida real no ebook distribuído gratuitamente. Ele não é um livro acadêmico ou um guia teórico, mas sim é elaborado na combinação de experiência profissional, de vida e com um intenso conhecimento jurídico. 

Abrir bate-papo
Saiba mais.
Olá 👋
Como posso ajudá-lo?