Pular para o conteúdo

Medida Protetiva

As medidas protetivas são ações legais destinadas a proteger vítimas de violência doméstica e familiar, especialmente mulheres, conforme estabelecido pela Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006). Essas medidas visam garantir a segurança da vítima e inibir o comportamento do agressor.

As medidas protetivas podem ser solicitadas pela vítima na delegacia e incluem diversas ações, como:

  • Afastamento do agressor do lar;

  • Proibição de contato com a vítima e testemunhas;

  • Suspensão do porte de armas;

  • Encaminhamento da mulher a programas de proteção.

As punições para os agressores podem variar desde a aplicação das medidas protetivas até penas de prisão, dependendo da gravidade do caso. A lei também prevê a criação de juizados especializados em violência doméstica e familiar contra a mulher, que são responsáveis por julgar e aplicar as medidas cabíveis.

As medidas protetivas são fundamentais para garantir a segurança e o bem-estar das vítimas de violência doméstica. Elas foram criadas em um contexto de grande necessidade de proteção às mulheres em uma sociedade marcada pelo machismo. No entanto, é importante que a lei seja aplicada de forma justa e que os direitos de todas as partes envolvidas sejam respeitados.

Você encontrará informações e orientações úteis para sua vida real no ebook distribuído gratuitamente. Ele não é um livro acadêmico ou um guia teórico, mas sim é elaborado na combinação de experiência profissional, de vida e com um intenso conhecimento jurídico. 

Abrir bate-papo
Saiba mais.
Olá 👋
Como posso ajudá-lo?